domingo, 5 de diciembre de 2010

Sevda Alekperzadeh - Svdali Dunya (RESUBIDO/FLAC)



Sveda Alekperzadeh (Sevda Ələkbərzadə), combina jazz e soul com técnica “new-age” e cantares tradicionais, Africanos, khananda e do Azerbaijão. Sevda nasceu em 1977 em Baku, no Azerbaijão em uma grande família de escritores e jornalistas. Sevda tem uma forte voz inconfundível e seu estilo abrange uma ampla gama de influências. "Sevdali Dunya" é um álbum que captura o ouvinte na primeira audição. A voz sensual de Sevda, que parece ter brotado do Mar Cáspio, preenche o espaço com uma facilidade desconcertante. Estamos entre dois mundos, leste e oeste, é claro, e também entre a tradição do Azerbaijão e da modernidade. O repertório é rico, como são as cores: com sutileza, os sons estridentes do blues se misturam com tons melancólicos e nostálgicos de músicas regionais, todos sendo tecidos em um alto nível de virtuosismo, como uma dança vertiginosa entre um céu claro e uma terra escura. Quando era criança, em sua casa em Baku, Sevda ouvia fascinada as canções Mugam de seu pai. Incansavelmente, ela estudou e melhorou, fazendo frutificar os seus talentos. Ouvindo música clássica e popular de seu país, “grudando-se” no jazz, e aprendendo a técnica de respiração do bel canto. Entre Mugam e jazz, suas novas canções, gravadas com os melhores músicos do Azerbaijão, selaram o voluntarismo da sua geração, inscrevendo-se dentro do caldeirão da sua cultura musical. (Adaptado de:Amazon.fr )

MÚSICOS: Sevda Ələkbərzadə - vocal Emil Ibrahim, Mukhtar Abseynov, Isfar Sarabski – piano Malik Mansurov – ud, tar Neymat Gasimili, Elchin Huseynli Teymur Suleymanbeyli – saxophones Rafael Aliyev – kamancha Aleksey Miltikh – cello Ilhan Aleskerov – guitarra Shirzad Fataliyev, Rafael Askerov – balaban, zurna Oktay rustamov – Trompete Natig Shirinov – nagara Ruslan Huseynov – contra-baixo, baixo elétrico Tofig Jabarov – percussão Vagif Aliyev - bateria





01 - Ele Deme
02 - Bayati Kürd
03 - Getme-Getme
04 - Bana, Bana Gel
05 - Bayati Şiraz
06 - Sari Gelin
07 - Gündüz-Gecə
08 - Almani Atdim Xarala 09 - Ay Giz
10 – Gobustan
11 - Elimi Biçaq kesibdir




ЯароС - Урал (Yaros - Ural) [Rússia - 2008]

Yaros - É o nome do grupo da região do Ural, que pode ser traduzido em russo : "Fogoso" ou "Ensolarado". Isso justifica as performances ao vivo da equipe, cheias de vibração, sincera emoção, calor e de músicos que agitam a platéia.
O grupo começou sua carreira em 2006, evoluindo em direção ao folk-rock. Hoje Yaros faz experimentos em diversos estilos: indo de improvisações étnicas para o art-rock, folk progressivo e jazz étnico. Na equipe há um arsenal de mais de 15 instrumentos étnicos de varias regiões e épocas, clássicos, e de rock. O grupo está sempre pesquisando e incrementando a combinação destes instrumentos.
Na opinião do portal Darkside: "violoncelo e sopros gerando uma tela sonora incrível: macia, quente, caseira e aconchegante, mas ao mesmo tempo, majestosa, épica e colorida - como se estivessem nos antigos Urais!"
Há um movimento de revitalização do folclore popular da região de Perm e "SvaSound Records" apresenta o álbum de estréia do grupo de Folk-rock do Ural: “Yaros - "Ural” (2008). O CD foi gravado no estúdio da etno-folk-music "Berloga Studio", em 2007-2008.
O álbum incluí 9 faixas originais. Os músicos dizem que sobre este álbum, um novo ouvinte será capaz de descobrir o som de instrumentos, tanto tradicionais e modernos, as canções, baladas folk com alma, um profundo amor por sua terra natal, o entendimento original da história e modernidade nos sons.
A arte do álbum é de Alexander Melent'ev. No lançamento do projeto original foram usadas pinturas do artista védico Svetozar Semochkin.

Fonte: site – Фолк и этно музика в Перми - Folk i etno muzika v Permi http://folk.perm.ru/publ/3-1-0-9

Membros do Grupo:
Vladimir Shaman - guitarra, flauta doce, harpa, didgeridoo, Romanian hung, domra, zhaleyka, vocal;
Dmitriy Zlobin - cello, guitarra;
Sergei Booze - clarineta, saxofone;
Ilya Ivanov – percussão: étnica e pop
Artem Podosenov - baixo, vocais;
Love Zorina - vocais, flauta, chocalhos e pandeiros

MÚSICAS:
01 - Пляски Лешего
02 - Славянский День
03 - Месяц Над Светлым Бором
04 - Песнь Дождя и Земли
05 – Конница
06 – Торум
07 - Баька Урал
08 - Матушка Зима
09 - Уральский Воин






MEGAYAROS
RAPIDYAROS