domingo, 30 de enero de 2011

Aziza Mustafa Zadeh - Seventh Truth

[AZERBAIJÃO - 1996]

Aziza Mustafa Zadeh (Em Azeri: Əzizə Mustafazadə, nascida no Azerbaijão em 19 de Dezembro de 1969), também conhecida como a Princesa do Jazz, or “Die Prinzessin des Jazz”, ou como “Jazziza”, é uma pianista, cantora e compositora. Toca uma fusão de jazz e “Mugam” (um tradicional estilo de improvisação do Azerbaijão), com influências clássicas e vanguardistas. Os editoriais de musica têm dito que seu estilo mostra também alguma influência de Keith Jarrett. Ela atualmente reside em Mainz, na Alemanha com sua mãe, Eliza Mustafa Zadeh, que também é sua empresária. Suas duas atividades de lazer favoritas, diz ela, são pintar e dormir. Desde 1991, Aziza vendeu cerca de 15 milhões de álbuns no mundo inteiro.

Aziza nasceu em Baku, filha de pais músicos: Vagif e Eliza Mustafa Zadeh. Vagif foi um pianista e compositor, famoso por criar a fusão jazz-Mugam, que sua filha agora toca. Eliza é uma cantora de formação clássica da Geórgia.

Aziza gostava de todas as formas de arte, especialmente a dança, pintura e canto. Aos três anos de idade, ela fez sua estréia nos palcos com seu pai, fazendo uma improvisação vocal. Ela começou a estudar piano clássico desde cedo, demonstrando especial interesse nas obras de famosos compositores Johann Sebastian Bach e Frédéric Chopin. Logo depois, ela mostrou um talento crescente para a improvisação.

Em 1988, na idade de 18 anos, o estilo de influência Mugam ajudou Aziza a conquistar o terceiro lugar, juntamente com o americano Matt Cooper na competição Thelonious Monk para piano em Washington-DC. Foi nessa época que ela se mudou para a Alemanha com sua mãe.
Aziza lançou seu álbum de estréia, Aziza Mustafa Zadeh, em 1991. Seu segundo álbum, “Always” lhe rendeu o Phono Academy Prize, um prêmio de prestígio da música alemã, o Prêmio Eco da Sony.
Ela já apresentou-se em muitos países, com muito jazz, canções tradicionais e lançou vários álbuns mais.
[Extraido de: WIKIPEDIA]

Mais informações (em inglês): AZIZA



Músicos de apoio:
- Ludwig Jantzer – bateria
- Ramesh Shotam – percussão indiana

MÚSICAS

01 - Ay Dylber
02 – Lachin
03 - Interlude I
04 - Fly With Me
05 - F#
06 – Desperation
07 - Daha... (Again)
08 - I Am Sad
09 - Interlude II
10 - Wild Beauty
11 - Seventh Truth
12 - Sea Monster


AZIZASHARE
AZIZALOAD

3 comentarios:

  1. Thank you very much for this unknown (to me) gem !
    I'm new here, but your blog is simply great, an open window to the world and humanity all!
    Long life.

    <3 Peace & Love from Italy

    ResponderEliminar
  2. Amigos!
    Os links não funcionam mais.
    Vou tentar fazer o upload no MEGA (Nova Zelândia).
    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  3. Novo link (30/dec/2016)
    https://mega.nz/#!Gpp1hI4Y!2GDXM6jTtaMfYQALyJN_AftnIsnE9TXpp8s4CqwDr5U

    ResponderEliminar