domingo, 30 de enero de 2011

Aziza Mustafa Zadeh - Seventh Truth

[AZERBAIJÃO - 1996]

Aziza Mustafa Zadeh (Em Azeri: Əzizə Mustafazadə, nascida no Azerbaijão em 19 de Dezembro de 1969), também conhecida como a Princesa do Jazz, or “Die Prinzessin des Jazz”, ou como “Jazziza”, é uma pianista, cantora e compositora. Toca uma fusão de jazz e “Mugam” (um tradicional estilo de improvisação do Azerbaijão), com influências clássicas e vanguardistas. Os editoriais de musica têm dito que seu estilo mostra também alguma influência de Keith Jarrett. Ela atualmente reside em Mainz, na Alemanha com sua mãe, Eliza Mustafa Zadeh, que também é sua empresária. Suas duas atividades de lazer favoritas, diz ela, são pintar e dormir. Desde 1991, Aziza vendeu cerca de 15 milhões de álbuns no mundo inteiro.

Aziza nasceu em Baku, filha de pais músicos: Vagif e Eliza Mustafa Zadeh. Vagif foi um pianista e compositor, famoso por criar a fusão jazz-Mugam, que sua filha agora toca. Eliza é uma cantora de formação clássica da Geórgia.

Aziza gostava de todas as formas de arte, especialmente a dança, pintura e canto. Aos três anos de idade, ela fez sua estréia nos palcos com seu pai, fazendo uma improvisação vocal. Ela começou a estudar piano clássico desde cedo, demonstrando especial interesse nas obras de famosos compositores Johann Sebastian Bach e Frédéric Chopin. Logo depois, ela mostrou um talento crescente para a improvisação.

Em 1988, na idade de 18 anos, o estilo de influência Mugam ajudou Aziza a conquistar o terceiro lugar, juntamente com o americano Matt Cooper na competição Thelonious Monk para piano em Washington-DC. Foi nessa época que ela se mudou para a Alemanha com sua mãe.
Aziza lançou seu álbum de estréia, Aziza Mustafa Zadeh, em 1991. Seu segundo álbum, “Always” lhe rendeu o Phono Academy Prize, um prêmio de prestígio da música alemã, o Prêmio Eco da Sony.
Ela já apresentou-se em muitos países, com muito jazz, canções tradicionais e lançou vários álbuns mais.
[Extraido de: WIKIPEDIA]

Mais informações (em inglês): AZIZA



Músicos de apoio:
- Ludwig Jantzer – bateria
- Ramesh Shotam – percussão indiana

MÚSICAS

01 - Ay Dylber
02 – Lachin
03 - Interlude I
04 - Fly With Me
05 - F#
06 – Desperation
07 - Daha... (Again)
08 - I Am Sad
09 - Interlude II
10 - Wild Beauty
11 - Seventh Truth
12 - Sea Monster


AZIZASHARE
AZIZALOAD

domingo, 16 de enero de 2011

Irfan - Irfan [Bulgaria - 2003]

[NOVA POSTAGEM]
IRFAN foi descoberto e aclamado no Fairy World vol.1. Esta banda búlgara foi uma das grandes revelações de 2003.
As misturas de intrumentos balcanicos, percussões, fortes vozes masculinas / coro e uma maravilhosa vox feminina.
A música é uma reminiscência de Dead Can Dance / Lisa Gerrard, Sarband, Soeur Marie KEIROUZ, Le Mystère des Voix Bulgares.
São 9 faixas de uma obra-prima.
"Durante o Outono de 2001, Ivailo, Kalin e Kiril se reuniram em torno de uma mesma idéia, um projeto musical e de vídeo. Em 2002, a cantora Denitza se juntou a banda, e esse foi o começo do grupo "Irfan" (em árabe: "gnose", "conhecimento místico").
__"Nosso interesse pelas artes, filosofia, teologia, história e etnologia nos liga em música Irfan. Nossa música tornou-se uma mensagem, uma viagem através de e fora de tempo, de palavras e letras que se poderia compreender com o coração. "__
Mais informações: PRIKOSNOVENIE
(Audio: mp3 - 320 kb/s)

MÚSICOS
Denitza Seraphimova - vocal
Kalin Yordanov - vocal, daf, bendir, darbouka
Ivaylo Petrov - oud, saz, tambura, guitarra, programação
Kiril Bakardjiev - programação, teclados, santour
Peter Todorov - darbouka, zarb, riq, djembe, tabla



MÚSICAS
1. Monsalvato (11.19)
2. Salomé (4.15)
3. Elena (2.36)
4. Return to Eden (7.36)
5. Otkrovenie (5.59)
6. Gospodi pomilui [Trad. Sec. XIII] (4.09)
7. Peregrinatio (5.13)
8. Outremer (5.18)
9. Santa Maria [Cantigas de Santa Maria, Espanha - Sec.XIII] (4.45)




RAPIDIRFAN
MEGAIRFAN

sábado, 15 de enero de 2011

Ghymes – Tűzugrás [Hungria 1997]

Ao preparar o texto dessa postagem, surgiu nas pesquisas, com grande frequência, o termo “World Music”.
Afinal, o que é “World Music”? Segundo o criador do termo, o estadunidense Robert E. Brown, é a fusão das artes cênicas e musicais, visando promover a harmonia e o entendimento entre as culturas.
Desde a década de 1980 o termo vem sendo adulterado, para o uso da grande industria de entretenimento dos USA e UK. Assim ele passou a designar toda e qualquer forma de música que não fosse anglo-saxônica. Da música brasileira ao Raí, do folclore balcânico à salsa, dos ritmos africanos aos Banghra indianos, do flamenco ao tradicional japonês, etc..., tudo é “world music”. Parece, para os executivos da mídia dos USA e Inglaterra, que há dois mundos: o deles e o resto do mundo.

Toda essa apresentação é necessária, pois o GHYMES é enaltecido com um dos expoentes da “world music”. Eles são é muito bons no que fazem: música da Europa Central, com muitos elementos folclóricos, renascentistas e eruditos. Pouca concessão é feita ao “mainstream”. Rotula-los de “world music” é pensar pequeno!

O Ghymes existe há 25 anos. Foi criado por jovens húngaros que viviam na Eslováquia, de diversas formações musicais, que fundidas resultaram em um som único; o som do GHYMES.
A música do GHYMES está enraizada nas tradições folclóricas Húngaras e do Centro-Leste europeu. Sua “Ars Poética” é a universalidade da música. Através de sua música procuram semelhanças e não as diferenças entre as pessoas. Essas semelhanças foram sempre encontradas onde quer que eles apareceram no palco - as pessoas de diferentes culturas em diferentes partes do mundo os acolheram calorosamente (Japão, Iraque, Jordânia, Finlândia, USA, Canadá). Eles acreditam que a energia e a "mágica"da música ao vivo são a condição e a causa de seu sucesso.

O álbum aqui apresentado é de 1997 (concebido em 1996), ainda com a formação original do GHYMES. Nele, segundo Andor Buják, foram acrescentados mais instrumentos elétricos do que nos álbuns anteriores, porém sem alterar o som tradicional do grupo.
Mais informações em: GHYMES

MÚSICOS
Andor Buják - viola, flautas, clarineta, saxophone, baixo, voz
Krisztián Buják - bagpipe, clarineta, flauta, voz
Gyula Szarka - voz, baixo, guitarra
Tamás Szarka - voz, violino, guitar, drum, koboz
Guests:
László Hobó Földes - voz
László Béhr - cimbalom, voz
Péter Farnbauer - teclados
Bernadett Kiss - voz

MÚSICAS
01 – Királyének
02 - Kötve vannak szárnyaim
03 - Militaris congratulation
04 – Koldusok
05 - Ifjú szívekben élek
06 – Tűzugrás
07 - Szerelmes dal
08 – Majomország
09 - Pozsonyi blues
10 - Új esztendő



GHYMESHARE
GHYMESLOAD

sábado, 8 de enero de 2011

Mercedes Sosa - A Arte De [1977]



[ATENÇÃO - NOVA POSTAGEM - 2012][PÓS MEGAUPLOAD TRAUMA]
(vinyl rip)

Esta é uma edição pessoal, de um lançamento da PHONOGRAM-BRASIL em LP de vinil, nos meados dos anos '70. Ela é particularmente interessante pois contém canções antigas de Sosa (anos '60 e '70), muitas delas dificilmente são encontradas, ou não disponíveis em nenhuma mídia (LP, CD, Cassete) desde o seu lançamento.
Tanto na Argentina, como nos Estados Unidos e Europa e somente algumas músicas dessa coleção estão disponíveis em LPs antigos, CDs coletâneas, ou em algumas reedições.

Esta compilação nos mostra uma Mercedes com o vigor e a ternura de sempre, mas com a voz jovem e sem dividir a atenção com outros astros da música internacional. Algumas músicas, por mais que fossem processadas digitalmente, não têm um som muito bom, mas valem pelo documento. Divirtam-se !!!

MÚSICAS

LP vol. 1

01 – Para cantarle a mi gente [2.48]
02 – Canción del derrumbe indio [2.37]
03 – Canción para un niño en la calle [3.50]
04 – Gracias a la vida [4.20]
05 – Volver a los 17 [5.23]
06 – Balderrama [3.54]
07 – Los hermanos [2.54]
08 – Violin de becho [2.52]
09 – Hemano, dame tu mano [3.00]
10 – Cuanto trabajo [3.32]
11 – Azul provinciano [2.58]
12 – Marron [2.47]
13 – Te recuerdo Amanda [2.49]
14 – El consechero [3.28]

LP vol. 2

01 – Tristeza [2.44]
02 – Canción para mi america [2.07]
03 – Alfonsina y el mar [4.33]
04 – Canción con todos [3.00]
05 – Duerme negrito [2.40]
06 – Me gustan los estudiantes [2.54]
07 – La carta [2.43]
08 – Plegaria a un labrador [3.22]
09 – Hasta la vitoria [3.17]
10 – Canta tu canción [4.09]
11 – Cuanto tenga la tierra [4.07]
12 – A que florezca mi pueblo [4.20]
13 – Si se calla el cantor [3.14]
14 – Viejo caa cati [3.51]





A ARTE DE MERCEDES SOSA