domingo, 22 de enero de 2012

Etta James - Tell Mama [USA - 1968/2001]

JAMESETTA HAWKINS, (1938 – 2012) poderia figurar, na mídia internacional, ao lado de Aretha Franklin, também como a Rainha do Soul e do Rhythm & Blues.
Etta James (Jamesetta, escrito ao contrário) teve uma vida pessoal atribulada: mestiça, sem saber que era o pai, obesidade, drogas, amores mal resolvidos, problemas existenciais, etc...
Tudo o que foi citado, levou a alternar períodos de intensa exposição, com períodos de obscuridade. Esta alternância a privou de uma maior exposição midiática, que a tornaria tão ou mais famosa que Aretha.
Etta sempre foi considerada uma cantora “cult”. Qualidade artística, ela tinha de sobra, que o digam os seus admiradores (eu, por exemplo). Felizmente obteve o reconhecimento em vida, os anos 2000 foram pródigos em homenagens e prêmios.
Seu melhor período vai de 1954 (início da carreira) até 1970. Especiais foram os anos das gravadoras Chess e Cadet (década de 1960) de onde surgiram seu dois “big hits”: “At last” e “Tell Mama”.
O disco que apresento aqui, é deste período. Além da óbvia “Tell Mama”, há jóias como “Security” , “Misty”( que não constava no LP original) e “I got you babe” (edição original apenas em single), que desde 1968, me fez esquecer para sempre a versão de sua lançadora: Cher.
É muito, soul, muito blues, e até rock. Etta transitava por esses gêneros, sem preconceitos, sempre com aquela interpretação forte e marcante. Para que gosta de soul dos anos 60, que influenciaram (e muito!) Amy Winehouse, por exemplo, é um “prato cheio”

Gorda, ou magra. Jovem, ou idosa. Brilhante, ou obscura. Etta simboliza, como poucas, o melhor da música, seja dos Estados Unidos(e por que não?, ou do mundo.

Mais informações:
Wikipedia-Português
Wikipedia-Inglês

MÚSICAS
01 - TELL MAMA
02 - I'D RATHER GO BLIND
03 - WATCH DOG
04 - THE LOVE OF MY MAN
05 - I'M GONNA TAKE WHAT HE'S GOT
06 - THE SAME ROPE
07 - SECURITY
08 - STEAL AWAY
09 - MY MOTHER-IN-LAW
10 - DON'T LOSE YOUR GOOD THING
11 - IT HURTS ME SO MUCH
12 - JUST A LITTLE BIT
13 - DO RIGHT WOMAN, DO RIGHT MAN
14 - YOU TOOK IT
15 - I WORSHIP THE GROUND YOU WALK ON
16 - I GOT YOU BABE
17 - YOU GOT IT
18 - I'VE GONE TOO FAR
19 - MISTY
20 - ALMOST PERSUADED
21 - FIRE
22 - DO RIGHT WOMAN, DO RIGHT MAN





ETTA JAMES-TELL MAMA

2 comentarios:

  1. Este comentario ha sido eliminado por un administrador del blog.

    ResponderEliminar
  2. Este comentario ha sido eliminado por un administrador del blog.

    ResponderEliminar